Notícia

Cidade | Assessoria de Imprensa
Capa / Notícia

Prefeitura de Assis e Unesp promovem workshop

20/04/2017 - 17:08

Evento aproxima comunidade acadêmica e parceiros da administração municipal

Foto: Divulgação

Por Gabriel Alves Bezerra

O evento foi realizado no dia 13 de abril, na Faculdade de Ciências e Letras de Assis, em parceria com a Prefeitura Municipal, a fim de reafirmar parcerias já existentes entre ambas as instituições, e contou com a presença de docentes, alunos, servidores da Unesp, representantes das Secretarias e Conselhos Municipais e servidores das organizações públicas do município.

Dando início ao workshop, a diretora da Faculdade, Dra. Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, falou sobre o quanto a Universidade contribui para a dinâmica econômica do município. De acordo com dados apresentados, a Instituição de ensino é responsável por 33,26% da receita municipal, que, segundo a diretora, representam um considerável impacto econômico e financeiro na cidade de Assis.

Foi reservado um horário para que grupos de trabalho debatessem os temas: saúde, educação, assistência social, indústria, comércio e turismo, meio ambiente e AMEA/FAC; usando esse horário, cada entidade pública relatou algo de sua atuação.  Na ocasião se propôs que as organizações presentes, que atuam em conjunto, otimizem essa atuação. Para a finalização do workshop, foi dado um tempo a fim de que os grupos de trabalho apresentassem os temas debatidos e o prefeito falasse sobre a necessidade de continuar auxiliando a Unesp em suas atividades.

O workshop foi idealizado em março deste ano, em reunião com o prefeito de Assis, José Aparecido Fernandes, com o objetivo de intensificar as relações entre a Unesp e a Prefeitura e reafirmar as parcerias já existentes. Além da diretora, participaram da reunião a vice-diretora, Dra. Cátia Berlini de Andrade, os pró-diretores Dr. Matheus Fernandes Castro e Dr. Dario Abel Palmieri e o Prof. Dr. Paulo Henrique Martinez, coordenador do projeto de extensão de revitalização dos museus do município de Assis e conselheiro da Fundação Assisense de Cultura.

Esse projeto de aproximação da Unesp com as prefeituras municipais foi idealizado pelo atual reitor, Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, e está sendo colocado em prática nas diversas cidades em que há unidades universitárias. 

Em entrevista, a diretora do Câmpus de Assis, falando sobre essa aproximação entre as entidades públicas, as prefeituras e a Unesp, disse que para que haja essa aproximação requer-se “um exercício de escuta da demanda municipal e apresentação da atual situação da Universidade [pública] no estado” no que se refere à sensibilização política de todos os atores institucionais envolvidos nessa proposta de aproximação feita pelo reitor.

Por fim, a diretora, ao tratar da importância do vínculo criado entre os entes públicos, concluiu: “o cenário atual não pode ser um impeditivo para que as parcerias já feitas se estreitem”.

Compartilhar

Comentários