Assis lança Rede Ciranda da Criança e Adolescente
 notícia
 
Geral | 05/04/2010 - 01:08 | da Redação
Assis lança Rede Ciranda da Criança e Adolescente

Dia 31 de março, representantes de 19 entidades de atendimento a criança e adolescente de Assis, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis, autoridades municipais se reuniram na Câmara Municipal de Assis para a apresentação da Rede Ciranda da Criança e Adolescente de Assis, projeto de rede social financiado pela Fundação Telefônica, coordenada pelo CMDCA e com apoio da Prefeitura Municipal de Assis.

O objetivo do lançamento foi explicar como funcionará a Rede, apresentar as entidades que irão compo-lá e entregar para as 19 entidades da Rede um kit de equipamentos (escrivaninha, CPU, estabilizador, monitor, impressora, teclado e mouse) para implantação e alimentação do sistema REDECA, que funcionará como um grande banco de dados sobre os atendimentos da criança e adolescente no município e que servirá como matéria prima para as articulações e ações da Rede.

Com o evento, a Comissão Permanente da Rede e a Equipe Gestora também buscam explicar a importância do trabalho em rede e o apoio das entidades, autoridades e comunidade em geral à Rede Ciranda.

O atendimento através de redes sociais ainda é recente, municípios que já atendem em rede tem nos excelentes índices a comprovação que a união de esforços e o trabalho sincronizado é a melhor política para o atendimento a criança e adolescente. Como a experiência do Projeto Cardume no Guarujá. Este foi um dos oito primeiros projetos de rede sociais contemplados pela Fundação Telefônica. Também foram pioneiros na implantação da rede projetos dos municípios de Diadema, Itapecirica da Serra, São Carlos, Araçatuba, Bebedouro, Mogi das Cruzes e Várzea Paulista.

Quando a Rede trabalha em equipe a criança e o adolescente tem um acompanhamento de todos os setores que envolvem sua formação e abrangem toda sua evolução nas diversas fases. Ou seja, existe um acompanhamento conjunto do seu atendimento nas entidades sociais, projetos, escolas, saúde, familias. Através do REDECA os atores sociais, entidades de atendimento, tem uma visão macro da criança e do adolescente, sua história e evolução.

Para conhecer o Projeto Cardume, rede social do Guarujá, ativa desde 2006 entre no site http://www.redecardume.org.br.

Projeto Rede Criança
A Rede Ciranda da Criança e Adolescente de Assis é um projeto financiado pela Fundação Telefônica tendo como proposta a atuação integrada em rede, pois intensifica os resultados, tanto os de ordem quantitativa como qualitativa, uma vez que as ações se completam e fortalecem os serviços oferecidos.

Por que a rede?
O ECA menciona no seu artigo 86 que a «Política de Atendimento far-se-à através de um conjunto articulado de ações, que envolvem as três instâncias de governo e sociedade civil organizada.» Entretanto, muitas vezes, os serviços atuam isoladamente, desconsiderando a continuidade do trabalho realizado por outros atores sociais. Diante desta realidade a Rede permitirá:

-Amenizar contrastes na execução da política da infância e juventude;

- Evitar atuações isoladas e a promoção da integração entre os serviços existentes;

- Realizar o diagnóstico municipal para ser apoio do CMDCA na formulação de políticas públicas;

- Fortalecimento da rede de serviços à criança e adolescente;

- Interação e Interatividade da rede como forma de aperfeiçoar resultados;

- Ênfase na complementaridade dos serviços para impactar melhores resultados em Assis.
Publicidade
Objetivo
Oportunizar investimentos em ações junto a toda rede de atenção infantil juvenil de assis, articulando as áreas da assistência social, educação, saúde, segurança pública e controle social, buscando a efetivação do sistema de garantias de direitos da criança e adolescentes e seus familiares.

Construindo a rede

- Organização da Comissão Permanente para dar suporte operacional ao CMDCA e projeto;

- Operacionalização do diagnóstico municipal, com 100% dos serviços à infância e à juventude;

- Implantação e implementação do REDECA e do Portal, unificando informações dos atendimentos e serviços prestados, efetivando e fortalecendo o trabalhos em rede on line; A princípio o REDECA será formado por 19 instituições ampliando para 30  com possibilidades de extensão regional; 

- Aproximar todos os atores sociais, capacitando-os e motivando-os, enfatizando a necessidade constante da melhoria do atendimento prestado;

- Planejamento das ações e reformulações de políticas  públicas, devidamente  assessorados  por universidades e técnicos convidados;

- Dar visibilidade ao CMDCA, mobilizando a população e o poder público para suas ações e serviços, favorecendo a captação de recursos, buscando o fortalecimento e otimização do papel dos conselheiros de  direitos e tutelares, assegurando os direitos da criança e do adolescente;

- Oferecer apoio integralizado às populações atendidas realizando o curso «Escola de Pais» com participação dos pais do município;

- Desenvolver meios de comunicação para as ações da Rede; Apoiar produções referentes à atuação da rede de atendimento à criança e adolescente de Assis;

 - Capacitação de 100% dos Conselheiros;

- Supervisão para o Conselho Tutelar;

- Formalização de parcerias com universidades;

- Realização de 02 cursos envolvendo a rede educacional e a segurança pública;

- Oferecimento de 01 kit de equipamentos para o Conselho Tutelar e 18 instituições parceiras;

- Edição de revista sobre os serviços de atenção infanto juvenil e livro ORG sobre experiências e história da rede de Assis;

- Envolvimento de 10 mil crianças e adolescentes em campanhas premiadas, interatividade do portal e outras atividades.

REDECA
Sistema de informação desenvolvido pela Fundação Telefônica para fortalecer a rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

 O que é:  Sistema on line de cadastramento dos dados da população atendida pelos projetos e serviços da rede social e num segundo momento da educação e saúde, integrando informações sobre cada criança e adolescente atendidos, num só registro, em que se podem observar dados sobre saúde, educação, assistência social e outros temas relativos ao seu desenvolvimento.

Objetivo:Facilitar diagnósticos e a obtenção de dados estatísticos para formulação de políticas públicas locais e regionais.

Redes sociais
São sistemas organizacionais que reúnem pessoas e organizações de forma horizontal, democrática e participativa na construção de projetos coletivos, em prol de causas sociais. (Célia R. B. Schlithler).

Ciranda
Os cirandeiros e cirandeiras dançam numa grande roda girando em sentido anti-horário, tendo o mestre cirandeiro, ao meio, como figura principal, juntamente com os músicos, na maioria com instrumentos de percussão. De mãos dadas, os participantes mesclam passos simples com  o movimento das mãos, como que imitando as ondulações do mar. A grande roda vai absorvendo sem qualquer impedimento de idade, raça, cor, religião, sexo ou classe social, as pessoas que se prontificarem a participar e quando atinge um tamanho superior ao espaço, abre-se uma nova roda no interior. Sair ou entrar na roda fica a critério de cada um, não havendo limite em número de pessoas.

Redes sociais São sistemas organizacionais que reúnem pessoas e organizações de forma horizontal, democrática e participativa na construção de projetos coletivos, em prol de causas sociais.

CMDCA
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO - CLÁUDIA MARIA RINHEL SILVA, JULIANA PEREIRA SILVA BORZANI, ROSIMEIRE DOS SANTOS, MARIZA ANTONIA MACHADO DE LIMA, HELOISA MARIA HERADÃO ROGONI, SILVIA MARIA GONZÁLES ALVES, NÉIA APARECIDA HONORATOSILVA.
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL - Conceição Apª da C. Ortelã, Sidnei Frederico Diniz, Marilia Pinto Petrechen, Marlene Camargo Barbosa, Jair Nunes da Costa, Manoel Martinho, Maria Helena Spera Galli.  

Relação Entidades de Atendimento à criança e ao adolescente de Assis
- APAE : apaeassi@femanet.com.br  3322-2880 Celia
Rua Angela Robazi de Andrade, 321. Cep 19.815-070 jd. Paulista

- SIM: contato@projetosim.org.br 3322- 2477 Teófila
Rua Cap. Assis, 506. Centro, CEP 19.800-061, centro

- SER: serfilantropica@yahoo.com.br 3322-3602 Vilma
Av. Félix de Castro, 871, Vl. Irmã Catarina –cep 18.813-700

-BEM ME QUER: projetobemmequer@hotmail.com 3324-9965 Jaqueline
Rua Monteiro Lobato, 177, Vl. Rodrigues, CEP 19.807-275

- CASA DA MENINA: cmenina@femanet.com.br 3325-1131 Andreia
Rua Dr. Luiz Pizza, 165, CEP 19.814-350, centro

- BRAÇOS ABERTOS : 3324-6352/ 9746-1639 MICHEL ( presidente)
Av. Otto Ribeiro, 200, Vl. São Jorge CEP. 19.800-300

- CASA DA CRIANÇA: casadacrianca@femanet.com.br 3321-3090 Marcia
Av. Getúlio Vargas, 1.700, Jd. Alvorada, Cep 19.807-130

- ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA PASTORAL SOCIAL DA SANTA CECÍLIA: Jair-nunes@hotmail.com e aapsscecilia@gmail.com 3322 5277/ 3322 6959/3322 5446/ 9705 8882 Jair - Rua Francisco Campos, 584.

- CREAS: pma-smas@femanet.com.br A/C Nanci ( pedir para enviar com urgência ao CREAS, pq esse email é da Assistência Social)  3323-2939
Rua Dra. Ana Barbosa, 448, CEP 19.814-030, centro ( está de mudança)

- PROJETO PÉTALA: 3302-6000 Aparecida de Fátima
Pça Dr. Simphrônio Alves dos Santos . s/n. Hospital Regional de Assis.

- BROTO VERDE: broto-verde@femanet.com.br 3323-6211 Ceiça
Av. Getúlio Vargas s/n. Agua do Cervo, CEP 19.807-130

- NOSSO LAR: sfilantropica@hotmail.com 3322-3797 Ana Lucia
Rua Emílio de Menezes, 50, CEP 19.802-100 Vl. Xavier

- PROJETO LEGIÃO MIRIM: ffuturo_plm@hotmail.com 3321-3922/3323-2940 Carol ou Luzia - Rua João Pessoa 50-B, Centro, Cep19.806-000

- MOVIMENTO LEGAL : mspanthera@yahoo.com.br 3322-7362 Panthera

-NEPS: neps@neps.com.br e julianeng@gmail.com 3323-8263 Kesia
Rua Orozimbo Leão de Carvalho, 383, CEP. 19.806-040, centro

- CASA ABRIGO: casaabrigo@femanet.com.br 3323-5958 Silvana  - Praça do Cedro, 49, Jd. Santa Amélia,

- CRAS I : mandar para pma-smas@femanet.com.br e pedir para encaminhar com urgência para o CRAS I-  3321-3990 – Marta - Rua David Passarinho, 704, Vl. Prudenciana, CEP 19.804-400

- CRAS II : cras2.smas@hotmail.com 3321-6306 – Claudia - Rua Curitiba, 114, Jd Paraná, Cep 19.807-510

- CONSELHO TUTELAR: conselhotutelarassis@yahoo.com.br 3321-5120 Pedro - Rua Cândido Mota, 48, CEP 19.806-250

REDE CIRANDA

Comissão Permanente e Equipe de Execução: Sidnei Frederico Diniz, Ana Lúcia Pintar Xavier, Claudia Maria Rinhel da Silva, Kátia Ap. Daleck Spera, Silvia Maria Gonzáles Alves, Jair Nunes da Costa, Marília Pinto Petrechen. Técnica de Execução: Noemi Bandeira (18) 8124-7622; Técnica Diagnóstico: Raquel Nelli Maria Nóbrega (18) 8119-2866;  Técnica de Comunicação: Analu Braz (18) 9718-3316; Secretária Executiva: Karina Scaramboni (18) 9148-0720; Técnicas da Entidade Gestora: Daniela e Vilma Aparecida Bianchi (18) 3322-3797(Nosso Lar);

Técnicos do REDECA: Hellen Christine Seródio Thomazinho, Tamires Alves e Coordenador – Almir Rogério Camolese (18) 3302-1055 (sala integr@Assis).

Email: redecirandaassis@gmail.com

 
 
 
 
 últimas | Geral
Clique e confira
Conheça nossos serviços Siga-nos no Facebook
Confira nossa hotsite
confira as novidades
Clique para mais informaçções
Clique e confira fotos das baladas
Confira nosso site
Siga-nos no Facebook
Conheça nossas coleções